O turista Henrique Donato Zapparoli, de 30 anos, perdeu-se na trilha do Piquinho, em Fernando de Noronha, neste sábado (19). A Polícia Militar acionou o Corpo de Bombeiros, que fez buscas na mata e encontrou o visitante, que é de São Paulo, sem ferimentos.

O tenente do Corpo de Bombeiros, André Telles, comandou a operação de buscas e afirmou que quatro militares se dividiram em duas equipes para procurar o turista. O trabalho aconteceu em uma região de mata fechada, onde o visitante foi encontrado.

“Nossa maior dificuldade foi que o visitante saiu da trilha. Após 35 minutos de busca, as duas equipes se encontraram e iniciamos uma nova estratégia. Exatamente às 17h20, a sargento Gabriela escutou uma voz vindo de uma ravina (encosta), fora da trilha. Era o cidadão desaparecido”, disse o tenente.

O militar também contou que o atendimento inicial apontou que o turista estava bem, mas desorientado quanto ao espaço. O visitante, que fez a trilha sem um guia local, alegou ser acostumado a fazer esse tipo de passeio no continente, por isso achou que saberia fazer o percurso sem dificuldades.

O turista permaneceu perdido por três horas. “A operação de regaste foi realizada em 70 minutos e ocorreu no final da tarde. Nós conseguimos localizar o turista antes do anoitecer, mas estávamos prontos caso fosse necessário fazer a procura à noite”, declarou o tenente.