(PMP/Divulgação)

O Recife inicia, nesta quarta-feira (20), a vacinação de crianças com 4 anos. De acordo com a gestão da cidade, para que o público receba o imunizante, os pais ou responsáveis devem realizar agendamento no app ou site do Conecta Recife a partir das 18h desta terça-feira (19).

A vacina utilizada será a Coronavac/ Butantan, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de 28 dias. Crianças imunossuprimidas não devem tomar o imunizante.

No Recife, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 21.660 crianças na faixa etária contemplada. Destas, segundo a Prefeitura da cidade, 4.717 já estão cadastradas no Conecta Recife, precisando apenas agendar dia, horário e local de imunização.

Na capital pernambucana, estão sendo disponibilizadas 28 salas de vacinação para o público infantil com agendamento (confira lista aqui). Além disso, a Secretaria de Saúde municipal vai montar um ponto de imunização no Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte, que funcionará de domingo a domingo, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

De acordo com a recomendação da Anvisa, o esquema vacinal do público é feito em duas doses, com intervalo de 28 dias, sendo aplicada a mesma dose utilizada nos adultos. Crianças imunossuprimidas não devem tomar o imunizante.

Segundo a Prefeitura do Recife, no ato do cadastro, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos responsáveis e documento oficial com foto que comprove filiação.