Foto: Reprodução

A Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, foi homenageada com uma música. A canção conta com sons da natureza gravados na ilha. O tema une arte e pesquisa científica.

A composição foi feita pelo saxofonista e jornalista Roger Marza e pelo cientista Raul Rio Ribeiro, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenador da Organização Não Governamental (ONG) Ocean Sound.

A praia conquistou várias vezes o título de mais bonita do mundo, segundo um site especializado em viagens. A canção está disponível nas plataformas de divulgação de músicas pela internet.

O single faz parte de um álbum que destinará parte da verba para a Ocean Sound. A ONG realiza pesquisa com os golinhos de Noronha.

Segundo os compositores, o objetivo do álbum, que deve se chamar “Ilha dos Segredos”, é levar ao público “paisagens sonoras” de Fernando de Noronha , com destaque para a importância dos estudos científicos que usam os sons.

O estudo comandado por Raul Ribeiro é realizado na Baia dos Golfinhos, onde o pesquisador capta o som desses animais.

O objetivo da pesquisa é avaliar todo o processo de socialização dos golfinhos rotadores. Para isso, é utilizado um gravador subaquático que capta 24 horas por dia essas frequências.

Alguns desses sons também serão usados por Roger Marza no novo disco. A ideia é unir a música e a pesquisa e fazer uma divulgação do trabalho denominado de Ocean Sound Secrets.

“Eu sempre fui apaixonado por música e cheguei até a tocar bateria em uma banda durante a adolescência. A vocação pela veterinária falou mais alto. Agora, a oportunidade de unir esses dois universos apaixonantes, ciência e arte, em prol da conservação de vida marinha, é um verdadeiro sonho que agradeço muito a Roger Marza, por me permitir vivenciar”, disse Raul Ribeiro.

Inspirado por artistas como o pianista Fábio Caramuru e Mário Aphonso III, Roger Marza começou a fazer experiências de improvisações livres com paisagens sonoras de áudios de baleia jubarte gravados pelo cientista Linilson Padovese, em Ilhéus (BA), coordenador do Laboratório de Acústica e Meio Ambiente (Lacmam) da Universidade de São Paulo (USP).

Em 2021, Marza lançou os álbuns “Alma da Terra” e “Maritacas Flow”, em improvisações livres ao saxofone, com sons da natureza e da ciência, gravados por ele.

Também há sons de pesquisas científicas do Observatório Alma (Chile), da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), e do banco de dados da ONG Ocean Sound.

O single “Praia do Sancho” foi gravado no estúdio do Instituto Damata, em São Paulo, do terapeuta, músico e professor de Yoga Daniel Braga Lima, que integra o projeto Yoga com Música Natureza Sonora.