Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O total de cidades afetadas pelas fortes chuvas na Zona da Mata Sul e no Agreste de Pernambuco desde a última sexta-feira (1º) subiu para 36, nesta terça-feira (5). A informação foi repassada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado (Codecipe).

Ainda segundo a Codecipe, aumentou para 9.731 o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas em razão dos temporais, sendo 1.413 pessoas desabrigadas e 8.318 desalojadas.

As 36 cidades afetadas pelas chuvas são, de acordo com a Codecipe: Águas Belas, Água Preta, Altinho, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cortês, Escada, Gameleira, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jaqueira, Jucati, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Maraial, Palmares, Palmerina, Panelas, Paranatama, Quipapá, Rio Formoso, Saloá, São Benedito do Sul, Tamandaré, Terezinha.

Dessas 36, acrescenta a Defesa Civil estadual, 25 encaminharam os decretos municipais de situação de emergência: Água Preta, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Catende, Correntes, Cortês, Iati, Itaíba, Jaqueira, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Maraial, Palmerina, Paranatama, Saloá, São Benedito do Sul e Terezinha.

Os bombeiros seguem em buscas de um homem que foi levado pelas enxurrada na cidade de Catende, onde se concentram os trabalhos de resgate por José Roberto da Silva, que caiu de uma ponte. Em Jaqueira, foi achado o corpo de Alex Fernando da Silva, de 20 anos, que sumiu após levar um choque e ser levado pela água, no sábado (2).