Foto: OMS/Divulgação

Mais dois novos casos de Varíola dos Macacos foram confirmados em Pernambuco, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na tarde desta segunda-feira (15). Ao todo, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), são contabilizados 157 notificações da doença, com 132 casos em investigação e 10 descartados. Com os dados desta segunda-feira, o total de confirmados agora chega a 15 casos.

Dentre os 15 casos confirmados, 10 são de pessoas residentes em Recife, três em Jaboatão dos Guararapes, um em Paulista e um em Petrolina. As faixas etárias são: 20 a 29 (8), 30 a 39 (5) e 40 a 49 (2). Todos são do sexo masculino. Com a nova atualização, os casos importados – anteriormente confirmados – de pessoas residentes do Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1) passam a ser contabilizados por seus respectivos Estados.

Em todos os casos confirmados, as equipes de vigilância conseguiram identificar vínculo epidemiológico entre os pacientes e pessoas que apresentaram histórico de viagem e/ou que se deslocaram para fora do Estado, em locais que já confirmaram transmissão autóctone da doença. Dos confirmados, todos estão em isolamento domiciliar.