Foto: Reprodução/WhatsApp

A quantidade de peixes mortos na praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, chamou a atenção de quem passou pelo local. Vídeos enviados à Globo pelo WhatsApp mostram os animais, muitos pequenos, na areia.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou que deve enviar equipes nesta segunda (15) para investigar o que está ocorrendo.

As imagens foram feitas pela enfermeira Isabel Fonseca, que estava caminhando na orla e notou os peixes no começo da manhã tanto do sábado (13), quanto do domingo (14). Ela mora há dois anos no bairro e disse nunca ter visto tantos animais mortos na areia.

“Primeiro, achei que eram peixes que tinham sido deixados por pescadores, que faziam uso de redes”, explicou, apontando que viu os peixes perto da quadra da prefeitura de Jaboatão.

Ao se aproximar, a enfermeira viu que tinham alguns se debatendo e morrendo na beira da praia. A enfermeira relatou, ainda, que perguntou a pescadores locais o que estava acontecendo e que eles disseram que o mar “está expulsando esses peixes”, mas não explicaram por quais motivos.

Entre os animais, a enfermeira disse ter reconhecido bagre, baiacu e enguia. Ainda segundo ela, a água tinha uma coloração escura onde os peixes foram encontrados mortos.