Dia Nacional do Frevo é comemorado em Olinda e no Recife

45
Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

O dia 14 de setembro é o Dia Nacional do Frevo, que recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2012, pela Unesco. Para comemorar a data, o Recife e Olinda têm programações especiais neste sábado.

Em Olinda, a partir das 11h, passistas e orquestras de frevo fazem um “carnaval fora de época” no Receptivo Turístico, que fica na Praça Maxambomba, no Carmo. Haverá ainda um momento simbólico, com o corte de um bolo.

Já no Alto da Sé, também pela manhã, tem o 13º Festival Dia do Frevo Frevolinda. Oficinas de frevo, shows e cortejo pelas ruas do Sítio Histórico fazem parte da comemoração. Às 20h será entoado um parabéns especial, no Clube Pitombeira dos 4 Cantos de Olinda.

No Shopping Patteo, também em Olinda, a partir das 14h, passistas e instrutores de frevo oferecem oficinas gratuitas para quem quiser aprender a dançar, no piso L1. Depois do aulão, às 18h, um cortejo pelo centro de compras promove um arrastão do frevo.

Recife

No Recife, o Paço do Frevo promove, neste sábado (14), o terceiro módulo do Projeto La Ursa: processo coletivo e colaborativo para a economia do frevo, com a mentoria do músico e consultor de negócios André Lira. O acesso é gratuito e a programação começa às 14h.

Integrantes do coletivo Reverbo e representantes da cena musical autoral pernambucana participam das atividades dessa edição.

Flaira Ferro, Juliano Holanda, Thiago Martins e Vinícius Barros compartilham suas experiências no ramo, com objetivo de estimular novas ideias de sustentabilidade econômica para a comunidade do frevo, composta por artistas, artesãos, foliões e membros de agremiações.

Às 16h, os artistas finalizam os debates e dão seguimento ao Sábado no Paço, programação regular do museu que oferece shows inclusos no valor do ingresso.

Serviço

Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife

Sábado (14)

14h às 16h – Projeto La Ursa com Flaira Ferro, Juliano Holanda, Thiago Martins e Vinícius Barros

Acesso gratuito, sujeito à lotação

16h – Sábado no Paço com o Coletivo Reverbo

Acesso incluso no ingresso do museu

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do Facebook